Sobre Nós

A criogenia e a utilização e aplicação de tecnologias criogénicas são o tema principal do nosso site. Aqui encontrará toda a informação necessária para compreender a importância da criogenia para o nosso quotidiano. Já no século XIX, os cientistas haviam descoberto a possibilidade de liquidificar determinados gases, quando submetidos a temperaturas extremamente baixas, muito abaixo dos -100ºC. Mas foi ao longo do século XX que se multiplicaram as aplicações práticas da criogenia.

Muito mais do que os habituais cenários de ficção científica, nos quais o congelamento criogénico do corpo humano é um passo para superar a morte, iremos descobrir várias aplicações de técnicas criogénicas à ciência, nomeadamente na saúde reprodutiva, na citogenética ou na indústria alimentar. Na área da estética, um tratamento criogénico – a criolipólise – promete tornar a lipoaspiração obsoleta. Vamos naturalmente falar da importância do Gás Natural Liquefeito (GNL) enquanto combustível e fonte de energia para as sociedades atuais, e na forma como a indústria de petróleo e gás utiliza técnicas criogénicas no seu quotidiano. Iremos distinguir os diversos equipamentos utilizados na manipulação, transporte e armazenamento de materiais criogénicos, como tanques, válvulas e bombas, e identificar alguns dos seus principais fabricantes em Portugal e no mundo.

Vamos demonstrar como os gases líquidos são considerados o combustível do futuro a utilizar na exploração espacial, tornando a tecnologia criogénica um elemento essencial para o conhecimento do nosso Universo, e provando o potencial que esta tecnologia pode ter para o desenvolvimento do planeta. Falaremos de como a criogenia tem sido aplicada à reciclagem, contribuindo para uma sociedade mais sustentável, e no combate a bactérias, a bem da saúde alimentar. Vamos compreender como pode a criogenia aumentar a segurança e diminuir os gastos de uma frota automóvel, através da aplicação de um tratamento criogénico a discos de travão. E até iremos falar daquilo em que mais se fala quando o tema é criogenia: a possibilidade de ser uma ferramenta para o Homem atingir alguma forma de imortalidade.