Porque Estão os Discos de Travão Tratados Criogenicamente a Tornar-se Populares Para Veículos de Frota

download

A aplicação de técnicas criogénicas a discos de travão está a tornar-se uma opção popular entre as empresas e os setores que dependem de uma grande frota de veículos automóveis. Empresas de rent-a-car, companhias de táxis, empresas de transporte público, polícia e bombeiros, empresas de distribuição e correio como a UPS ou a DHL, e até empresas de retalho ou operadoras de telecomunicações que contam com uma frota considerável a circular na estrada diar

downloadiamente. Estas organizações dependem bastante dos seus veículos e do seu estado de conservação; por sua vez, estes veículos necessitam que todos os seus componentes se mantenham em boas condições, nomeadamente os travões.

Aplicar um tratamento criogénico aos discos de travão pode prolongar a vida útil destes equipamentos. Os travões de disco “criogenizados” dificultam a formação de ferrugem e ficam mais fortalecidos e resistentes contra as exigências da condução diária, cujo condutor pode ser mais suave ou mais brusco com o equipamento. Logicamente, quanto mais quilómetros forem efetuados, maior será a probabilidade de desgaste e a necessidade de substituição.

No longo prazo, a utilização de peças de maior qualidade diminui as despesas com substituições frequentes e diminui, também, o tempo de paragem necessário para consertos. Ambos estes fatores – tempo e custos – são absolutamente cruciais para a gestão de frotas de veículos. A Millennium Cryogenic Technologies, empresa canadiana do setor das tecnologias criogénicas, estima que o tempo de vida de discos de travão que tenham recebido um tratamento criogénio pode duplicar ou triplicar.

Como funciona

Os discos de travão são geralmente construídos em ferro fundido cinzento, que forma superfícies irregulares quando parte ou cria fraturas. Os processos criogénicos permitem que a estrutura cristalina do material seja reforçada no seu ponto de energia mais baixo, relaxando o cristal e aumentando a sua dureza. O resultado é uma estrutura mais uniforme, mais resistente e, por consequência, mais durável.