Os Benefícios da Reciclagem Criogénica

A reciclagem está na ordem do dia e a reciclagem criogénica poderá desenvolver um papel importante na criação de sociedades sustentáveis. A civilização que herdámos do século XX, apesar dos meios imensos que nos deu para utilizar os recursos da Natureza e dominá-la, não desenvolveu as ferramentas necessárias para evitar o desperdício nas quantidades industriais que conhecemos. Esse é o desafio para o século XXI.

Um dos casos mais graves e preocupantes é o plástico, que já levou à formação da chamada Grande Porção de Lixo do Pacífico (“Great Pacific Garbage Patch”), uma “ilha” formada por detritos levados pelas correntes marítimas do oceano Pacífico e que se depositam numa zona central do mesmo oceano. O plástico e a borracha são preocupadownloadntes pelo tempo que demoram a decompor-se, pelos dados que causam à vida animal e (em terra) à contaminação dos solos, e também pela dificuldade técnica em concretizar o seu reaproveitamento, ao contrário do que acontece com outros materiais, como o papel ou mesmo a matéria orgânica (que pode ser parcialmente reciclada).

Algumas empresas de tecnologia avançada, como é o caso da Millennium Cryogenic Technologies (sediada em Alberta, no Canadá), dedicam-se à aplicação da criogenia a processos de reciclagem. No processo, os plásticos e as borrachas, como é o caso dos pneus usados, são expostos a temperaturas de cerca de 80ºC negativos, através de nitrogénio líquido ou um material similar. Estando agora “super-congelada”, a borracha torna-se muito mais fácil de partir e desfazer em pequenos pedaços. Os fragmentos de borracha daí resultantes são facilmente utilizados para fabricar pneus novos ou outros tipos de produtos. O mesmo acontece com o plástico.

Embora existam outros processos para desfazer a borracha, a reciclagem criogénica utiliza menos energia e consegue produzir fragmentos mais pequenos e fáceis de reutilizar. Além disso, as propriedades mecânicas dos materiais reciclados não só não se perdem como até podem sair reforçadas.