O que Você Precisa Saber Sobre Laboratórios Criogénicos?

download

Um dos tipos de laboratório mais comum atualmente é laboratório de armazenamento criogénico, ou laboratório criogénico. Estas infraestruturas são utilizadas para armazenamento de amostras de tecido biológico, o chamado “biobanking”, em inglês. A capacidade de armazenar e conservar tecido humano em perfeitas condições conduziu a evoluções importantes em várias áreas da Medicina e Saúde.download

Em Portugal, o Biobanco é um projeto que tem como objetivo, de acordo com a sua própria definição, “maximizar colaborações cientificas nacionais e internacionais baseadas no uso de amostras biológicas humanas”. O Biobanco é um consórcio que reúne a participação de várias instituições de ensino e investigação, nomeadamente a Fundação Calouste Gulbenkian, o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, a Universidade de Coimbra e a Fundação Champalimaud, entre outras.

Análises e testes mais rigorosos

Os processos de análises clínicas têm vindo a progredir enormemente, mas eles são tão precisos e rigorosos como as amostras utilizadas no processo; se as amostras estiverem adulteradas, os resultados serão forçosamente enganadores. Análises erradas levam a atrasos provocados pela repetição dos exames ou, mais grave ainda, pela implementação de tratamentos errados e potencialmente prejudiciais.

Objetivos médicos, atuais e futuros

Várias circunstâncias aconselham a conservação de tecidos com vista a uma utilização futura. Por exemplo, testes de paternidade ou para determinação de parentesco podem exigir tentativas repetidas, à medida que novos eventuais parentes são localizados. Parentes geograficamente distantes poderão ser salvos ao serem testados para determinar se uma eventual condicionante genética se poderá desenvolver; será possível aplicar um tratamento preventivo, evitando que a doença se venha a desenvolver. Em Portugal, a criopreservação de células estaminais do cordão umbilical tem vindo a desenvolver-se, como forma de garantir uma “arma” contra futuras doenças que o bebé venha a desenvolver, em qualquer altura da sua vida.

É igualmente importante conservar tecidos para antecipar futuros desenvolvimentos tecnológicos. Nos Estados Unidos, um homem condenado por homicídio em 1983 foi recentemente libertado, depois de um teste de ADN ter confirmado que estava inocente.