Fabrico de Equipamento Criogénico

Para que as tecnologias criogénicas possam ser utilizadas de uma forma segura e económica, nomeadamente por parte das indústrias de petróleo e gás, é necessário que os fabricantes de equipamento criogénico se excedam em termos da qualidade e da performance dos seus produtos. O Gás Natural Liquefeito (GNL) e os restantes gases criogénicos mais utilizados a nível industrial e não só (nitrogénio, dióxido de carbono, oxigénio, etc.) mantêm-se em estado líquido enquanto conservados a temperaturas muito baixas, que variam consoante o gás, mas geralmente abaixo dos 100ºC negativos, sempre muito inferior à temperatura ambiente e à experiência humana. Ao subir de temperatura e retornar ao estado gasoso, os gases ganhCryogenics_006am volume, o que se pode tornar problemático num invólucro fechado, dada a extraordinária pressão que exercem sobre as paredes do mesmo.

Os fabricantes de equipamento criogénico, como a empresa norte-americana FIBA, apresentam diversas soluções para tratamento, processamento e transporte de gases criogénicos. Vejamos alguns exemplos desta empresa, orientados para clientes industriais.

Tanques móveis ABS/ISO

Tanques móveis para transportar gases líquidos, como oxigénio, nitrogénio, dióxido de carbono, etc. Estes tanques podem ser acoplados a um camião para transporte terrestre ou embarcados num navio para transporte marítimo.

Semi-Reboques Criogénicos

Tanques otimizados para o transporte terrestre, para atrelagem a um veículo trator (camião). São adequados para cargas de oxigénio, nitrogénio e argónio.

Tanques Criogénicos

A FIBA desenvolve tanques com capacidade entre os 1500 galões (cerca de 5600 litros) e os 11000 galões (cerca de 41000 litros). São adequados para armazenamento a longo prazo e exigem manutenção adequada.

Tanques Portáteis “Easy Load”

A FIBA possui igualmente uma patente para tanques criogénicos “easy load” (transporte fácil), para transporte até aos 3000 litros. Este tanque reduz o custo de uma entrega personalizada, sendo mais pequeno que um tanque móvel normal mas permitindo uma utilização do tipo industrial.

Vaporizadores

A empresa americana desenvolve também vaporizadores, para utilização em paralelo com os tanques, que permitem converter o material criogénico novamente em gás com toda a segurança.