Distribuição Criogénica: Inovações em Segurança e Eficiência

2019508_orig

A indústria de distribuição criogénica tem como objetivo primordial a segurança do transporte. A introdução de inovações com vista a solucionar problemas de segurança e diminuir os riscos é constante. Além da segurança, a resolução de questões de eficiência é premente, de modo a diminuir os custos marginais num mercado extremamente competitivo.

As inovações em termos de segurança procuram reduzir a probabilidade de acontecer um acidente ou um imprevisto, enquanto as inovações relacionadas com a eficiência estão voltadas para a estabilidade dos veículos e também para a proteção dos operadores. Em setores que implicam o manuseio de materiais sensíveis, a eficiência e a segurança estão intimamente relacionadas, uma vez que um trabalho mais fácil e simples de executar será mais seguro e também mais rentável.

Capotamento de veículos

Um dos maiores factores de risco para a indústria é a possiblidade de capotamento dos veículos de transporte. Uma parte dos acidentes de viação está relaciona com capotamentos e um design ineficiente dos reboques de carga. A condução com reboque nem sempre é gerida da melhor forma e os reboques não são muito estáveis, resultando em capotamentos. Para evitar esta situação, os fabricantes têm-se concentrado em baixar o centro de gravidade. Combinando um centro de gravidade baixo com uma base estável, o risco de capotamento diminui.

Inovações na indústria de distribuição criogénica

Vejamos algumas das principais inovações introduzidas nesta área:

  • “Advanced Roll Stability Support”: esta funcionalidade inclui um dispositivo de travagem automática com vista a evitar capotamentos. O dispositivo avalia a velocidade, a carga e a eventual aceleração lateral, e se existir risco de capotamento, os travões são automaticamente accionados.
  • “Rear Door Warning System and Actuated Shut-Off Valve”: este sistema informa o motorista de que o reboque ainda está conectado a um tanque e impede a circulação.
  • “Overfill Prevention”: um dispositivo mede a quantidade de material já existente dentro do depósito e encerra automaticamente as válvulas para evitar que ultrapasse a capacidade, impedindo o desperdício e eventuais acidentes.