Criogenia Aplicada à Silvicultura: Segurança, Eficiência e ‘Beleza’

Os termos “criogenia florestal” ou “criogenia silvícola” podem ser enganadores. O mais correto seria “criogenia aplicada à silvicultura”. A intenção da empresa canadiana Millennium Cryogenic Technologies, ao avançar com a expressão inglesa “Forestry Criogenics”, é demonstrar os benefícios que a criogenia pode trazer à silvicultura, sob pelo menos três aspetos: a eficiência, a segurança e a conservação do meio ambiente, ou seja, a “beleza” do mundo. Não está em causa a aplicação de técnicas criogénicas às árvores, mas sim à utilização da tecnologia para obter melhores resultados. Vejamos de que formas.

Eficiência

O essencial do trabalho em silvicultura é feito cohome-in-line-image-3m ferramentas de metal. Desde as ferramentas manuais, como simples facas, navalhas, machetes, machados e outras, até máquinas motorizadas como motosserras ou trituradoras; e não só as lâminas mas também as partes mecânicas das máquinas, dos tratores, etc. O metal está sujeito ao desgaste, nomeadamente em termos de longevidade e rigor das lâminas, pelo que os profissionais necessitam que sejam os mais resistentes e duráveis possível. Neste sentido, a criogenia aplicada à silvicultura contribui para desenvolver ferramentas de metal com recurso a técnicas criogénicas, garantindo maior duração.

Segurança

Trabalhar com lâminas implica regras de segurança apertadas, seja qual for a área profissional. No caso da silvicultura, dado o poder de corte e dado também o risco de queda de árvores, troncos, etc., a segurança é um fator de primeira ordem no dia-a-dia. A utilização de ferramentas “criogenicamente desenvolvidas” garante maior rigor, previsibilidade e fluidez no trabalho, contribuindo para que a atividade silvícola reduza a taxa de situações imprevistas que possam conduzir a acidentes.

Beleza

A silvicultura não se reduz ao abate de árvores. A gestão de florestas implica a conservação ambiental, a gestão dos recursos, prevenção de incêndios e também o setor do turismo. Ao contribuir com um maior rigor e eficiência nestas atividades, a criogenia vem contribuir para um mundo mais desenvolvido e sustentável.