Aquisição de Tecnologia Criogénica

congelacion-criogenica2

A criogenia está a ser aplicada ao setor da extração de gás natural, nomeadamente ao sub-setor da extração em alto mar. Novas tecnologias permitem a produção de Gás Natural Liquefeito (GNL) logo em alto mar. Para que se mantenha em estado líquido, o gás natural deve ser mantido a temperaturas muito baixas, abaixo dos 160ºC negativos. Para assegurar a exequibilidade e a segurança desta operação, a implementação de técnicas criogénicas tem-se revelado fundamental.

Os modernos avanços tecnológicos permitem que o gás natural seja processado e armazenado “offshore”, ou seja, a bordo de navios ou de plataformas móveis, podendo estar esses mesmos navios ou plataformas apetrechados com equipamentos capazes de fazer a extração. Esta atividade é designada por “offshore offloading”, que se traduziria à letra por “descarregamento no mar”, significando que o gás natural é ‘descarregado’ diretamente para os navios de transporte, em vez de ser transportado para terra e só então ‘descarregado’.

Os benefícios económicos e ambientais da produção de GNL são evidentes e têm possibilitado o nascimento de todo um novo mercado. A possibilidade de processar GNL em alto mar evita a construção de infraestruturas em terra e o lançamento de “pipelines” submarinos, o que se revela tecnicamente difícil e financeiramente dispendioso. Tal como em vários outros setores técnicos (como é o caso da eletrónica, dos computadores e dos telemóveis), a miniaturização e o desenvolvimento de soluções mais leves e portáteis contribui para ganhos ecológicos e financeiros.

Em 2013, a gigante sueca Trelleborg, empresa de referência a nível mundial em tecnologia de polímeros, anunciou oficialmente a aquisição da tecnologia criogénica da SMB Offshore, empresa holandesa especializada nesta área. A Trelleborg já se havia posicionado no sub-setor de “hose systems”, sistemas de tubagem flexível destinado à indústria de “offshore offloading”. Com esta aquisição, a Trelleborg pretendeu dar um passo no sentido de oferecer as mais avançadas soluções em termos de exploração e processamento de GNL em alto-mar.